Qual a diferença entre marketplace e dropshipping?

Ao entrar no mundo de vendas digitais, muitos conceitos podem ser confundidos, como, por exemplo, marketplace e dropshipping e dificultar a tomada de decisão para quem quer começar a empreender.

Entender as diferenças e particularidades de cada um pode ser a diferença para o sucesso ou o fracasso do seu negócio. Com planejamento e muito estudo é possível crescer e se destacar no seu nicho.

Se você está na dúvida sobre o que é o marketplace e dropshipping, continue a leitura e informe-se.

Marketplace e dropshipping: o que é?

E-commerce, marketplace, envio full… são muitos termos novos para que o lojista entenda e aplique em seu negócio, sendo ele novo ou que está fazendo uma transição do físico para digital. 

Para começar é importante descobrir qual formato de loja você quer. Se você não quer ter um investimento inicial muito grande e ainda ter a segurança de boas vendas, a melhor opção é o marketplace. 

Um marketplace é como um grande shopping online, onde diversos vendedores e marcas se reúnem em uma única plataforma, como, por exemplo, o Mercado Livre, Amazon e Submarino. Ou pode ser dividido em nichos, como o Compre Sua Peça, o primeiro marketplace voltado para o setor automotor. 

Nesses espaços, os vendedores podem oferecer diferentes produtos, serviços, além de já terem visibilidade imediata para os produtos devido ao seu público estabelecido. Tudo isso, por taxas cobradas pelo marketplace. 

Já com o dropshipping, o lojista não precisa manter um estoque próprio dos produtos: Quando um cliente faz uma compra, o vendedor repassa o pedido ao fornecedor ou fabricante, responsável por embalar e enviar o produto diretamente ao cliente.

O vendedor concentra-se nas atividades de marketing, atendimento ao cliente e vendas. Nesse formato, o controle de estoque deve ser maior, afinal, o produto não está com o lojista.

O investimento com o dropshipping é maior, já que será necessário investir em site, marketing e fortalecer a marca para colher resultados. E, segundo o site E-Commerce, ao contrário do marketplace, o dropshipping possui resultados mais demorados. 

Marketplace e dropshipping: atendimento ao cliente e marketing

Um empreendimento é constituído de vários fatores, como o atendimento ao cliente e estudos sobre a concorrência e os modelos marketplace e dropshipping se diferenciam bastante nesses quesitos. 

No marketplace há menos controle sobre a marca e a experiência do cliente, pois estará operando dentro da plataforma do marketplace. Contudo, isso não impede que o lojista construa um relacionamento com seus clientes por meio de outras redes sociais ou de lojas físicas, já que o atendimento ao cliente é responsabilidade do marketplace. 

Já para o dropshipping, há a necessidade de construir uma marca própria, personalizar toda a experiência do cliente, investir em hospedagem e realizar um trabalho de marketing para fortalecer o nome. 

Com essas dicas, o próximo passo é realizar pesquisas de mercado e concorrência para saber onde é possível se destacar com maior facilidade e qual a vantagem de cada um, lembrando que, boas mercadorias também fazem a diferença para clientes!

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