Onix: Queridinho do Brasileiro

Aqui no blog do Compre Sua Peça já falamos do AstraPalio e Corsa, carros queridos pelos brasileiros há décadas, além deles, existem outros modelos que estão em muitas garagens brasileiras e hoje falaremos do Onix.

O Onix já é um modelo de bastante sucesso, já que destronou o Gol e também o Palio, assim não demorou muito para se tornar o carro mais vendido do Brasil e ganhar as garagens de todo país!

Quer saber mais sobre o sucesso do Onix? Então continue a leitura!

Como surgiu o Onix?

Em 2008, a Chevrolet iniciou um novo projeto de se desligar dos modelos da Opel, baixar custos e aumentar lucros, dessa forma alguns modelos foram descontinuados, como o Astra e o Insignia. 

O projeto Viva

Para substituir o Corsa, surgiu o Projeto Viva, uma linha de hatch, inaugurada com o Chevrolet Agile, em 2009, porém não fez o sucesso esperado, logo saiu de linha em cinco anos após seu lançamento.

Em seguida, a próxima aposta da montadora, foi o Onix, projetado e desenhado no Brasil, nas versões LS, LT e LTZ em 2012, com preços variando de R$ 29.990 a 41.990, tornando sucesso imediato no país todo, dessa forma em 2016, aconteceu a primeira revitalização do Onix, com a dianteira mais parecida com os modelos Cruze e Cobalt, contudo, a versão clássica, chamada de Joy, continuou à venda, para agradar os apaixonados pelo clássico.

Inovando o mercado, a General Motors em 2018 insere o CVT de 6 velocidades, wi-fi, Easy Park, Side Blind Zone Alert, lanterna LED, ar condicionado eletrônico, sistema My Link, OnStar e carregador sem fio. 

Versões do Onix

onix

Desde seu lançamento, o Onix já passou por várias mudanças e versões:

Onix 1.0 LS

O modelo do Onix mais básico que foi descontinuado em 2017 possuia airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, rodas de aço aro 14, os adicionais incluíam  R7Q e ar-condicionado.

Onix 1.0 e 1.4 LT

Além dos itens citados na versão LS, o Onix LT 1.0 possuía faróis de máscara negra, travas elétricas, coluna de direção com regulagem de altura, rodas de aço de aro 15 e pacote R7I, que incluí anti-furto, MyLink e vidros elétricos traseiros, tornando assim um carro mais completo.

Com a versão 1.4 o Onix ganhou air bags duplos, direção hidráulica, anti-furto em suas versões mais simples e duas opções de pacotes:

  • R7N, com o sistema MyLink
  • R7X, com o MyLink, controle de cruzeiro, volante multifuncional, vidros elétricos traseiros e câmbio automático de 6 marchas.

Onix 1.4 LTZ

Essa é considerada a versão mais completa do Onix, já que possui de fábrica os seguintes itens:

  • Airbag duplo;
  • Freios ABS;
  • Direção Hidráulica;
  • Ar-condicionado;
  • Alarme Anti-furto;
  • Rodas de alumínio aro 15;
  • Coluna de direção com controle de altura;
  • Computador de bordo;
  • Vidros e travas elétricas;
  • Retrovisores externos elétricos;
  • Sistema MyLink;
  • Faróis com máscara negra.

E também pacote adicional R7Z com câmbio automático de 6 marchas.

Versões especiais

  • Onix Joy: Foi uma releitura da primeira geração do veículo, porém com as tecnologias das novas versões;
  • Onix Effect: Semelhante à versão LTZ 1.4, porém com aerofólio, spoiler lateral, frontal e traseiro e rodas aro 15 em cinza metálico, além do teto preto e adesivos esportivos.
  • Onix Activ: Uma versão feita para terrenos irregulares e os itens de série são da versão LTZ, opcionais, para-choques e pintura personalizada.
  • Onix Lollapalooza 2014: Com apenas 4 mil unidades fabricadas, essa versão homenageou o festival que aconteceu em Interlagos.

Polêmicas com a segurança do Onix

Apesar da fama, o Onix também tem em seu currículo uma história de polêmicas envolvendo a segurança do carro devido à avaliação da Latin New Car Assessment Programme (Latin NCAP), logo em uma história de sucesso sempre há suas dificuldades.

Em 2017 sua avaliação foi zerada devido às falhas estruturais nas laterais que não protegiam motoristas e passageiros, logo após a divulgação dos resultados, a Associação de Defesa do Consumidor (PROTESTE) solicitou a retirada do veículo do mercado, somente na versão Onix de 2019 o veículo teve nota total na avaliação da Latin NCAP. 

No mesmo ano, o Onix Plus teve um chamado de recall devido à quebra de bloco de cilindros, fazendo com que o óleo entrasse em contato com o motor quente, gerando incêndio. 

Contudo, isso não apagou o brilho do veículo, que em suas novas versões apresenta segurança de primeira qualidade, airbags entre outros aparatos de segurança.

Onix: O queridinho do Brasil

onixO Onix, mesmo com sua controvérsia, é um dos carros mais vendidos do Brasil e se manteve em primeiro lugar por anos, entre seus concorrentes estão o Hyundai HB20, FIAT Argo, Ford Ka e Gol.

Segundo o site Autoo, o Onix emplacou até setembro de 2022, 52.511 unidades, ficando com o terceiro lugar da lista encabeçada pelo Fiat Strada e o Hyundai HB20, um de seus maiores concorrentes.

Conforme o site Auto Papo, são vários os motivos pelos quais o Onix vende tanto no Brasil e que vai além do custo-benefício: Mesmo não sendo o modelo mais barato, ele sai de fábrica com mais itens de série que a concorrência, dessa forma consegue sempre manter a linha competitiva. 

1. Baixa desvalorização:

A regra vale para praticamente todos os carros que vendem bastante: a desvalorização é baixa e sai muito rápido mesmo semi-novo ou usado, dessa forma a depreciação do Onix fica entre 8% e 10%, uma taxa considerada baixa da categoria e do mercado. 

2. Motor Turbo e Economia:

As seis marchas presentes desde a primeira geração e câmbio automático é um dos grandes pontos fortes do Onix e mesmo que tenha um motor 1.0, é um destaque no quesito desempenho e eficiência. Além disso, os motores CSS Prime, a versão turbo 1.0 tem médias de 13,5 e 16 km/l abastecido com gasolina na cidade e na estrada, respectivamente e com etanol, 9,4 e 11,2 km/l. 

Nas versões com câmbio manual e aspirado, os veículos recebem a maior nota do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), que valem tanto para a categoria como comparados a outros modelos. Já as versões Onix automáticas são nota B. o que não é uma perda grande, afinal fazem 8,3 e 10,7 km/l com etanol  e 11,9 e 15,1 km/l, quando abastecido com gasolina. 

3. Itens

Logo na primeira versão, o Onix foi um dos primeiros a ter câmbio automático e central multimídia, logo depois na seguinte inovação foram os seis airbags, controles de estabilidade e tração e assistente de partida.

A versão LT, o Onix se mostrou um modelo mais tecnológico: o MyLink já possuia conectividade com Android e Apple, chave com partida por botão, carregador de celular sem fio, câmera de ré, acendimento automático de farol.

Em versões mais caras, o veículo conta com assistente de estacionamento semi-automático, assistente de estacionamento e o importante alerta de ponto cego.

4. Acessibilidade

As concessionárias Chevrolet são populares e podem ser encontradas com facilidade em diversos pontos do país: são aproximadamente 500 pontos de vendas em todo país. Isso faz com que, encontrar o Onix, seja mais acessível. E como já é um modelo famoso, o cliente sente-se à vontade para adquirir seu carro.

5. Manutenção

A Onix conta com muitas peças disponíveis no mercado, os custos de manutenção se tornam mais econômicos, além de uma mecânica simples.

 

Conheça o Compre sua Peça

Nós aqui no Compre Sua Peça, temos uma linha de produtos prontos para atender o seu carro! Entre em nosso site e confira condições, pagamentos e toda a facilidade que somente a primeira Autotech brasileira especializada no setor automotor tem a oferecer!