Nosso terceiro clássico da série Os carros mais queridos dos brasileiros é o Astra, um gigante que somente na União Europeia vendeu mais de meio milhão de unidades, afinal, foi produzido desde 1936!
Mas, durante esses anos, o Astra recebeu muitas modificações, modernizações e até mesmo uma mudança de nome: Ele nasceu como Kadett e se tornou Astra em 1979, quando foi batizado pela inglesa Vauxhall.
Até chegar no Brasil ele passou por muitas modificações, até que em 2011 foi descontinuado pela montadora, porém, ainda é possível encontrar muitos pelas estradas.
Se você quiser conhecer a história de mais esse clássico das garagens brasileiras, continue a leitura! E não se esqueça de conferir a nossa viagem ao tempo com o Corsa e o Palio.
O nascimento do Astra
Como dito anteriormente, o Astra foi batizado com o nome Kadett em 1936, inaugurando e popularizando o segmento de compactos da Opel. Essa primeira geração foi comercializada até 1940 quando foi interrompida.
O Opel Kadett 1 foi um sucesso devido a sua modernidade e preço: tinha capacidade para até quatro pessoas e poderia ser conversível ou cupê. De revolucionário ele trazia a carroceria em monobloco e motor 1073 cm3, fazendo com que chegasse até 100 km/h.
Após o intervalo, o veículo só voltou às estradas em 1962, com a renovação da linha que durou por 11 gerações e mais de 80 anos!
O primeiro dessa linha foi o Opel Kadett A, com um porta-malas generoso, motor econômico e baixo custo de manutenção. A boa visibilidade, desenho moderno e arrojado para a época, fizeram dele um sucesso instantâneo.
A Opel Kadett B foi lançada em 1965, com quatro metros de comprimento e inspirados nos modelos Fastback dos EUA, isso fez com que o sucesso do carro fosse para além da Alemanha, chegando a ser exportado para 120 países.
As linhas C e D foram as últimas a serem vendidas fora do Brasil e contavam com mais inovações, popularizando ainda mais o modelo e ainda se tornando um grande sucesso de vendas: entre 1979 e 1984 foram produzidas 2.1 milhões de Kadett D.
A chegada do Astra no Brasil
Se você é apaixonado por carros, conhece o Kadett que foi sucesso no Brasil nos anos 80 e 90. E essa geração foi a última a usar o nome Kadett antes da mudança definitiva para Astra.
O Opel Kadett que chegou ao Brasil em 1984 a 1991 teve 3.779.289 unidades vendidas e foi a maior venda da Opel até então. O design aerodinâmico e inovador foi resultado de mais de 1200 horas de teste, perdendo somente para a versão GSi, que foi considerado o mais aerodinâmico do mundo!
Em 1991 o Kadett passou a se chamar Astra F e, mais uma vez, o sucesso foi imediato: 4,1 milhões de unidades produzidas. E além das proteções laterais em todas as portas, ele também tinha sistema ativo de cintos com tensionadores nos bancos dianteiros, cintos ajustáveis em altura e rampas anti-mergulho nos bancos.
Uma inovação e que chamou a atenção de compradores e montadoras foi o catalisador, visando agredir menos o meio ambiente.
Opel Astra G nasceu em 1998, foi comercializado no Brasil no ano seguinte até seu fim, em 2011, nas versões Hatch, Wagon, Cupê e Cabriolet. Em comum, a robustez da carroceria, motor moderno e maior espaço interno: 10 centímetros a mais entre os eixos.
Linha do tempo do Astra no Brasil
1998- Início da produção do Astra no Brasil, com carroceria Notchback e Sedan, com duas ou quatro portas e versões GL 1.8-8V, GLS 2.0-8V e GLS 2.0-16V.
2000- A versão Sport 2.0- 8V é lançada com inúmeras inovações: tecido, rodas, painel, lanternas e faróis exclusivos de fábrica e teto solar opcional, além da versão Millenium em comemoração à virada do milênio e grafismo nos bancos;
2001- A versão Millenium foi descontinuada enquanto a GL ganhava novas calotas e conta-giros.
2002- A série Sunny é lançada e o câmbio automático é introduzido na versão CD 2,0, 8V. Ainda neste ano o Astra Sedan, Expression é lançado com os controles do rádio acoplados no volante.
2003- Ano que o Astra sofre uma grande mudança e a versão GSi é lançada com motor 2.0-16V e opção de quatro postas para o Notchback. Neste mesmo ano, a linha é marcada pelo fim do motor 1.8 a gasolina e a adoção do 1.8 à álcool, somente para frotistas.
2004- A novidade do motor Flexpower chega ao Astra e em 2004 o primeiro modelo 2.0-8V é lançado nas versões Comfort, Elite e Elegance. Além disso, também foi lançada a versão Multipower, que poderia ser abastecida também com GNV.
- 2005- Fim das versões com apenas um combustível e desde então foram lançadas somente versões com motor Flexpower.
- 2006- O ano é marcado como último ano da versão Comfort e a Advantage vem em 4 portas Sedan e Notchback.
- 2007- Uma mudança importante acontece: Fim das versões com 2 portas do Hatch, Elite e Elegance.
- 2008- Neste ano a versão SS foi descontinuada e seus acessórios se tornaram Kit Esportivo.
- 2009- Foi a última grande mudança do Astra: foram retirados freios ABS, computador de bordo, contudo, foi apresentado um novo motor, o 2.0 FlexPower.
- 2011- O carro deixou de ser produzido.
Curiosidades
- Em 1963, foi lançada a Kadett Caravan, sua versão Wagon;
- Se fossem enfileirados todos os Astra produzidos, seriam mais de 100 mil km e dariam duas vezes e meia a volta à Terra;
- Participou da Stock Car de 2003 até 2008;
- Era considerado um automóvel médio com preço de compacto;
- Teve seu fim decretado em 17 de julho de 2011;
- Seus sucessores foram o Cobalt e o Sonic;
Os fatores preço, design e capacidade foram essenciais para que o Astra se tornasse um sucesso! E isso se reflete até nos dias de hoje no mercado de reposição de peças: muitos donos desse grande sucesso ainda mantém em suas garagens esse clássico de vendas!
Por isso que aqui no Compre Sua Peça temos disponíveis inúmeros itens para atender você e seu veículo! Corra em nossa loja virtual e garanta o seu!
Fonte das imagens
https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/grandes-brasileiros-chevrolet-astra-gls-sucessor-do-kadett/
https://motor1.uol.com.br/features/590406/opel-chevrolet-astra-30anos-historia/
OPEL KADETT FOI LANÇADO HÁ 85 ANOS, EM 1936