Motocicletas históricas e inesquecíveis

Aqui no blog do Compre Sua Peça já falamos de alguns carros amados pelos brasileiros. Porém, também existe muita gente que é  apaixonada pela velocidade e pela vida sobre duas rodas, por isso, hoje nosso assunto serão as motocicletas.

Assim como carros, algumas motos se tornaram clássicas e objeto de desejo de vários apaixonados pelo som da arrancada, design, velocidade e todos os detalhes que fazem dessas máquinas, verdadeiras  desbravadoras de ruas e rodovias pelo mundo todo!

Separamos alguns modelos para que você fique ainda mais interessado em conhecer motocicletas que fizeram história e sintam vontade de pilotar por aí! Só não se esqueça do capacete!

Confira!

6 motocicletas clássicas para sonhar em ter na garagem

Se você é um piloto ou colecionador de motocicletas, alguns modelos em especial devem ter um lugar em seu coração, afinal, além de bonitas, fizeram história por serem diferentes e inovarem em algum aspecto.

FN Four

A FN Four inaugurou a era das motocicletas com 4 cilindros no início do século XX, em 1904. O nome foi derivado das iniciais da montadora, a Fabrique Nationale, que fabricava munição e armamentos na Bélgica e dos 4 cilindros.

Os motores das motocicletas até o momento eram cilíndricos ou possuíam apenas 2. A Fabrique Nationale quis inovar e em 1905 apresentou seu modelo no Salão de Motos de Paris.

O sucesso durou por quase 20 anos e em 1923 a FN Four deixou de ser fabricada, mas seu legado continua até hoje.

Ninja Kawasaki GPZ900R

A Ninja Kawasaki GPZ900R surgiu em 1984 e ficou famosa por dois motivos: ela foi considerada por muitos anos como a motocicleta mais rápida do mundo (fazia de 0 a 100 km/h em apenas dois segundos) e apareceu em um dos filmes mais icônicos dos anos 80: Top Gun.

Top Gun teve como estrela principal o ator Tom Cruise e recebeu continuação anos depois devido aos fãs saudosistas. Porém, antes de ficar famosa, a moto passou por alguns problemas: ela produzia calor extremo, afetando peças vitais para o funcionamento. 

Com um motor refrigerado, ela fez sucesso e então suas outras características puderam ser apreciadas: 4 válvulas, 150 cv, 6 velocidades, quadro de ferro e berço duplo entre outros.

BMW R32

A BMW é atualmente conhecida por seus carros de luxo, mas, nem sempre foi assim: Durante a Primeira Guerra Mundial, a montadora fabricava aeronaves, contudo, foi proibida de fabricá-las e, para sobreviver, se voltou para outros mercados.

A motocicleta Helios era fabricada pela Bayerische Flugzeugwerke, que logo se fundiu com a BMW, porém foi reprovada pelo diretor de design Max Fritz. Fritz, com a ajuda de Franz Josef Popp redesenhou o modelo, dando origem à R32.

Em 1923, o modelo então se tornou o primeiro a ser comercializado com o nome da marca e possuía motor M2B33 com 494 cc, 8.5cv e um novo sistema de lubrificação úmido recirculante, que foi utilizado até 1969 pela marca

Yamaha RD 50

A Yamaha RD 50 foi a primeira motocicleta produzida no Brasil, sendo um marco para a indústria e motociclistas. O projeto começou no início dos anos 70 e em setembro de 74, 800 unidades da RD 50 começaram a ser produzidas.

Sucessora da japonesa YB 50, a RD 50 possuía mais vantagens. Além da fabricação nacional, tinha potência de 6,2 cv, câmbio de 5 marchas, etc. O sucesso após a exibição no Salão do Automóvel em 1974 fez com que a Yamaha não conseguisse atender toda a demanda.

Triumph TR5 Trophy

As motocicletas da inglesa Triumph ficaram famosas por suas aparições no cinema, dividindo a tela com Marlon Brando, Steve McQueen, filmes do espião James Bond e do eterno rebelde James Dean, que, fora das telas, também era um apaixonado pela marca.

Ao assistir um filme com Brando montado em uma Triumph, o ator comprou o modelo Triumph TR5 Trophy, lançado em 1955. O ator e sua motocicleta ficaram tão famosos, que foram tema de um ensaio fotográfico de Phil Stern. Hoje, ela é exibida em um museu dedicado ao ator.

Mas, o que ela tem de diferente? Os primeiros modelos possuíam cilindros de alumínio e as cabeças de um motor gerador que a Triumph havia fornecido para o Departamento de Guerra na Segunda Guerra Mundial.

Este modelo também marcou o início dos cabeçotes de alumínio da marca. 

Lambretta

Após a Segunda Guerra Mundial, a Itália estava em crise e muitas pessoas procuravam maneiras de se sustentarem. Ferdinando Innocenti era uma dessas pessoas que tiveram que se reinventar.

Com a ajuda de Pier Luigi Torre e Cesare Pallavicino projetaram a scooter Lambretta em 1946, na cidade de Milão, com 3 velocidades e motor 125. O modelo fez tanto sucesso, que logo foi lançado a 125B, com suspensão dianteira. 

Com o tempo, surgiu sua maior rival, a Vespa. A briga entre as duas marcas durou por anos e ultrapassou as fronteiras italianas, já que toda a Europa estava rendida às scooters, sua possibilidade de personalização, preço e praticidade.

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