Os carros mais queridos dos brasileiros: Palio

Após uma viagem pela história do Corsa, o Blog do Compre Sua Peça vai falar sobre outro carro que até hoje é um dos favoritos entre os brasileiros: O Palio e suas versões. Desde seu surgimento até curiosidades.

O Palio foi um modelo compacto da FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino, sabia que era esse o significado?),, já popular no Brasil por ser montadora de outros clássicos, como o Uno, Fiorino, Tipo, Marea, 147, Elba, entre muitos outros nomes.

Assim como sua marca, o Palio também é popular, mesmo tendo saído de linha em 2018 após o lançamento do Fiat Argo. 

Quer entrar mais na história desse modelo queridinho? Então continue a leitura!

A história de um clássico: Como surgiu o Palio?

 

O Palio surgiu para competir com o Gol, um gigante de vendas pelo país, por isso, o modelo já nasceu com uma grande missão, ser tão ou mais rentável que o concorrente que tinha um nome feito.

Porém, de acordo com o UOL carros, sua caminhada até o sucesso não foi fácil: O Palio conseguiu bater o rival apenas em 2014, quando teve mais unidades vendidas no Brasil!

Mas, isso não apaga sua trajetória: Antes de se tornar o que conhecemos hoje, o Palio era conhecido como Projeto 178 no centro de desenvolvimento da FIAT em Turim, Itália e tinha como proposta, ser um substituto ao Uno, mais robusto e confortável, apesar de usarem a mesma plataforma.

A maior diferença, para além do visual, eram os 9 centímetros a mais no entre-eixos e na suspensão dianteira com subchassi para deixar o veículo mais firme.

Sua estreia no mercado brasileiro aconteceu em 1996, para ser tão impactante como o seu rival compacto, o Corsa, mas com adicionais que davam um ar de modernidade, como airbag duplo, corte de combustível em caso de colisão e freios ABS.

Com relação ao motor, o Palio começou com um 1.5 (produzido no Brasil) e 1.6, novidade no mercado. Somente após alguns meses depois, em julho, a versão mais econômica 1.0 apareceu, com motor Fiasa de 61cv nas duas versões ED (somente em duas portas) e EDX (duas ou quatro portas, para-choque preto fosco e mais equipamentos de série).

Já em 1998, o motor 1.5 saiu de linha, dando lugar ao 1.6 8V em uma versão que podia ser colorida por dentro (Azul, Cinza ou Vermelho) e com nome de EL. No ano seguinte, o ED e EDX mudaram de nome para EX e EXL, podendo ser equipada com embreagem automática, logo substituída pela injeção eletrônica.

Em 2001, o Palio sofre modificações e entra em sua segunda fase, que não pode ser ainda chamada de segunda geração, afinal não foram grandes mudanças ocorridas: a FIAT decidiu mexer pouco na carroceria e plataforma, mantendo muito do original.

O mesmo aconteceu na terceira fase, iniciada em 2004, porém dessa vez alguns retoques foram feitos para que o Palio se destacasse, por exemplo, os faróis mais arredondados e abaulados.

A partir de 2011 o Palio passou por uma repaginada total, sendo considerada a segunda geração do automóvel que já não lembrava muito seus antecessores, ganhando o nome de Novo Palio.

A novidade contava com motores 1.0 Fire EVO e 1.4 Fire EVO, sidebags e airbags, para-brisa térmico, volante em couro, abertura automática do porta-malas entre outros itens que valorizavam o novo design.

Variações do Palio

 

Já em 1997, um ano após o seu lançamento, as variações do Hatch começaram a surgir e a primeira foi a Wagon Weekend, que teve como chamariz o porta-malas de 500 litros. Em 1999, o Palio Weekend Adventure inovou ao ser 4 centímetros mais alto e estilo off-road, o que inspira compactos até hoje!

Mas além da versão Weekend, em 2001 foi lançado o Palio Young com a mesma carroceria da fase 1, motor Fiasa ou Fire (depois de 2001). 

E não parou somente nessas versões, o automóvel também foi a inspiração para vários outros automóveis, como o Siena e a pick-up Strada, com a inovadora cabine estendida, algo que chamou a atenção de compradores e do mercado na época

O fim de uma era

Em 2017 a Fiat decidiu ser hora de parar com a produção de um carro tão querido pelos brasileiros, mas apesar disso, ele continuou a ser vendido em concessionárias até 2018.

Além da renovação da marca, o Palio sofreu uma queda drástica de vendas com o passar do tempo: de 183.736 unidades em 2014, foi para pouco mais de 21 mil em 2017. Contudo, a versão Weekend saiu de linha somente dois anos mais tarde.

Curiosidades sobre o Palio

  • Foi um modelo desenvolvido para mercados emergentes;
  • 3,2 milhões de unidades fabricadas e 3 milhões vendidas no Brasil;
  • Palio é a palavra em italiano para ‘páreo’, um tipo de corrida de cavalos que acontecia no século 17;
  • Uma das inovações que não fez muito sucesso entre o público foi a Citymatic ela possuía embreagem automática, que era acionada somente ao toque no motorista no câmbio. 
  • O Pailo 2001 possuía CD Player com capacidade para 5 discos. Era um item de luxo e opcional;
  • Apareceu nas novelas “Prova de Amor” e “Laços de Família” (2000), além do filme “Espião Por Acidente”;
  • Em 2000 a Fiat produziu uma versão especial para comemorar os 500 anos do Brasil.

Mesmo com tão pouco tempo fora das concessionárias, esse é um modelo que deixou saudade e é muito procurado em lojas de carros usados, afinal, é econômico e espaçoso, características perfeitas para qualquer automóvel.

Você é um Paliolover ou tem um em casa? Sabia que dá para contar com o Compre Sua Peça para peças de reposição do seu possante? Faça uma visita em nosso site e descubra a variedade!

Fonte das imagens