Baliza é coisa do passado? 5 carros que estacionam sozinhos

A baliza é uma manobra que pode desclassificar o aluno de autoescola no teste de direção e é fácil entender o motivo: estacionar em grandes cidades é um verdadeiro desafio, afinal, elas são escassas e tanto para entrar como para sair da vaga é preciso de muita destreza no volante para não bater no veículo de trás ou da frente.

Mas, se depender de alguns modelos de carros, a baliza está com os dias contados! Novas tecnologias e até um carro que muda a direção dos pneus estão cada vez mais comuns e podem significar que essa tarefa ficará mais fácil. 

Quer conhecer 5 modelos que vão mudar a maneira como fazemos baliza? Continue a leitura e escolha o seu preferido.

5 carros que fazem baliza sozinhos

Deixar de se preocupar com a baliza é o sonho de muitos motoristas e não somente os novatos. Toda pessoa que dirige já ficou apreensiva ao ver uma vaga e não saber se o carro vai entrar.

Outros torcem para não estacionarem nenhum veículo atrás ou na frente para facilitar o momento da saída. Mas, com esses modelos que selecionamos, estacionar vai ficar muito fácil, confira:

Chevrolet Equinox Premier

Se para carros pequenos fazer baliza é complicado, para veículos de maior porte é muito mais. Porém, a Chevrolet pensou no sistema Easy Park para o SUV Equinox Premier e outros veículos, como o Onix, Cruze e Tracker.

Segundo o site da concessionária Novo Rumo, o Easy Park é um sistema acionado por um botão no qual os sensores de estacionamento localizados nas partes dianteira, traseira e lateral identificam vagas horizontais ou perpendiculares e controlam os movimentos do volante automaticamente.

Volkswagen T-Cross Highline

A Volkswagen inaugurou a tecnologia Park Assist que funciona da mesma maneira que o Easy Park da Chevrolet, auxiliando na manobra de baliza com a diferença apenas no nome. 

Os primeiros modelos com essa tecnologia estavam restritos a carros de luxo, porém tem se popularizado e chegou ao T-Cross, um veículo mais acessível. Contudo, ressaltamos que esse não é um item de série, mas um opcional que pode elevar o valor final do carro. 

 

Jeep Compass

O veículo que passou por mudanças em 2022 trouxe a função de estacionamento automático como um item de série, ou seja, o comprador não precisa pagar a mais para estacionar com tranquilidade o seu veículo. 

A tecnologia é semelhante aos outros já citados acima: o motorista deve parar o veículo e acionar o sistema, indicando qual sensor deve procurar sua vaga. O veículo deve ficar em movimento lento, até que seja encontrada a vaga.

O condutor controla os movimentos para trás e frente, já os laterais são automáticos, facilitando a baliza, principalmente de um carro grande como o Compass.

BMW 320i

A BMW 320i é referência quando o assunto é luxo e tecnologia de estacionamento automático. Segundo o site da montadora, o sistema BMW ConnectedDrive proporciona vários itens de assistência ao condutor durante a baliza:

 

  •  Câmera de visão traseira: o Control Display mostra a área traseira do veículo enquanto realiza a manobra e estaciona, além disso, as linhas de faixa coloridas mostram se o veículo cabe na vaga, auxiliando na baliza.
  • Assistente de estacionamento: Após selecionada a vaga, basta pressionar a tecla do assistente de estacionamento para que o carro faça tudo por você: ré, girar o volante, acelerar, frear e qualquer outro movimento necessário.
  • Sensores de estacionamento: Mas se você faz questão de estacionar, o Park Distance Control deixa esse momento mais fácil, alertando (por meio de sinais sonoros) sobre perigos ao redor, evitando danos ao seu veículo, aos estacionados por perto e obstáculos, como meio fio ou bocas de lobo.

Ioniq 5- Hyundai’s E-Corner ‘Crab Driving’ Tech

Quem nunca pensou em um carro que entrasse na vaga sem a necessidade de baliza? A Hyundai entendeu essa necessidade e desenvolveu a tecnologia Crab-Driving (algo como, pilotagem caranguejo), na qual o veículo vira os pneus para que o carro entre lateralmente na vaga.

A tecnologia apresentada oficialmente no CES 2024 foi inaugurada em um Ioniq 5, o carro elétrico da montadora e possui três modos de manobras de estacionamento: “Crab Driving” para ir para o lado, “Zero Turn” para girar no lugar, “Pivot Turn” para deslizar pela traseira em uma derrapagem controlada. 

Cada roda trabalha de maneira independente, com seu próprio motor de acionamento e direção, suspensão e freios independentes. Eles estão conectados pelo sistema steer-by-wire.

A tecnologia ainda possui limitações, como, por exemplo, altas velocidades, o que indica que carros esportivos não terão essa facilidade. E não é algo que veremos ainda este ano nas ruas, mas a promessa é que em breve o Ioniq tenha esse benefício sem afetar muito em seu valor final. 

Animados?

Enquanto essas tecnologias ainda não se popularizaram pelo Brasil, o jeito é ficar atento ao fazer balizas e utilizar sempre equipamentos para a sinalização, como luzes de ré e de freio. Por isso, não se esqueça de conferir sempre antes de sair de casa e contar com as soluções do COMPRE SUA PEÇA, a primeira autotech do Brasil, especialista no mercado automotor!

Conheça nosso site e venha para o futuro!

Últimos Posts