Os carros mais queridos dos brasileiros: Corsa

 

Aquele ditado que brasileiro é apaixonado por carro é algo bem real, não é mesmo? A prova disso é que alguns modelos caem no gosto do público e ficam para sempre nos corações e nas ruas, como o Corsa, Brasília, Fusca, entre outros.

Por isso, aqui no Compre Sua Peça traremos  uma série de artigos sobre esses queridinhos: suas histórias, curiosidades, modelos e imagens que farão você fazer uma viagem no tempo!

O primeiro automóvel contemplado é o Corsa! Quer conhecer esse clássico mais a fundo? Então continue a leitura!

A história do Corsa

Nos anos 70, a maioria das montadoras já tinham um modelo de carro compacto e de  sucesso em toda a Europa, menos a Opel, que logo percebeu que não poderia ficar longe do mercado e começou a desenvolver o seu próprio compacto.

Em 1983 surgiu o Opel Corsa (em italiano, Corsa, significa corrida), que era fabricado na Espanha, tinha muito em comum com o Kadett, lançado três anos antes e com seus concorrentes, Polo e Fiesta: Pequeno, versões com duas ou quatro portas e boa visibilidade. 

O primeiro modelo, Opel Corsa A tinha a versão Hatch e Sedan, além de opções 1.0, 1.2, 1.3 e 1.4 a gasolina e 1.5 diesel e as variantes SR (motor 1.3) e GTE (1.6).

A chegada do Corsa ao Brasil

Em 1994 o Corsa chegou ao Brasil primeiramente com a versão Wind (motor 1.0), o primeiro com injeção eletrônica, e que já causou burburinho entre montadoras e motoristas devido suas formas e motores modernos. Logo depois vieram: Corsa Wind Super 1.0 e Corsa GL 1.4.

Além disso, entre outubro e novembro do mesmo ano, no Pavilhão do Anhembi, aconteceu o Salão do Automóvel com 360 expositores e mais de 600 mil pessoas ávidas pelas novidades do mercado automotivo.

O Corsa GSi, que ganhou o apelido de “Kinder ovo” devido ao ovo de chocolate que chegava ao país no mesmo ano, tinha motor 1.6, 16v, injeção multiponto sequencial, bomba de oxigênio, válvula de recirculação de gases de escapamento e era uma resposta aos veículos quadrados como o  Gol GTi e Fiat Uno Turbo.

A popularidade e novas versões

 

Com o tempo, a versão GL sofreu algumas mudanças e ganhou motores mais potentes, como a versão 1.6 e a nova carroceria com 4 portas. Já a GSi, que era fabricada com peças húngaras, não teve uma vida longa no Brasil.

Com um processo de produção mais complexo, peças importadas e que interrompia a linha de produção de outros modelos, ela também teve uma venda baixa: apenas 3 mil unidades no Brasil todo. Esses fatores culminaram para o seu fim.

Porém, a popularidade do carro fez com que outras versões surgissem como a Pick-up, a linha Sedan, Wagon, o popular “Bolha” e sua grande remodelação, o Novo Corsa em 2002.

Com uma roupagem totalmente moderna e diferente das anteriores, o Novo Corsa apresentava retoques no capô, versão única com 4 portas, 3 cintos traseiros de 3 pontas, teto solar e o Auto Clutch (câmbio manual) que permitia aposentar o pedal da embreagem, para motor 1.0. Com esse lançamento, as versões antigas foram renomeadas de Chevrolet Classic.

As modificações continuaram em 2008, com a inserção da linha flex, que poderia ser abastecida com álcool ou gasolina, em qualquer proporção e em 2009 o modelo 1.0 sai de linha, encaixando o ‘Corsinha’ na linha de compactos premium e passando o lugar para o Celta.

Neste mesmo ano, a linha dá sinais que seu fim se aproximava, com o fim do motor 1.8, deixando o 1.4 até o lançamento do Chevrolet Agile. No ano seguinte, o primeiro modelo do Corsa sai do cenário com a remodelação do Classic, que mesmo usando a mesma plataforma, ganha novos formatos do modelo de 1966.

Em 2011 o modelo Sedan deixou de ser fabricado no Brasil e o fim veio com o fim da versão Hatch e a produção Opel, que incluía carros como Astra, Vectra, Omega, Meriva e Zafira. 

Curiosidades sobre o Corsa

  • Em 1995 aconteceu a Copa Corsa e para escolher quem participaria, foram organizados campeonatos regionais em São Paulo, Brasília-Goiânia, Fortaleza e em Porto Alegre;
  • Alguns conceitos foram apresentados pela GM nos Salões do Automóvel. Esses modelos eram experimentais, personalizados ou modificados totalmente, como, por exemplo, um Tigra Conversível;
  • O Corsa recebeu vários nomes pelo mundo: Barina na Austrália, Chevy no México, Sailor nos EUA e Nova no Japão, que precisou de um novo nome pois já havia um modelo chamado Corsa, produzido pela Toyota;
  • A montadora australiana, Holden, comercializou a Barina Cabrio, uma versão conversível;

  • É o carro mais vendido da Chevrolet no Brasil;
  • O primeiro Corsa Wind era vendido a 7 mil reais, enquanto o GSI custava 21 mil reais;
  • Foram produzidas mais de 13,6 milhões de unidades para o mundo todo;
  • Existem Clubes exclusivos e exposições de Corsa por todo o país. Neles, colecionadores e admiradores do modelo se encontram para compartilhar a paixão em comum!

Apesar de ter saído de linha, o Corsinha, como foi apelidado por aqui, foi tão popular que a Revista AutoEsporte o elegeu como carro do ano em 1995 e 1996 e ganhou muitos admiradores. E até hoje é comum encontrar veículos sendo vendidos e peças de reposição podem ser encontradas no mercado.

Aqui no Compre Sua Peça, seu Corsa pode ficar como novo! Temos uma seleção especial de peças para o seu carro, que vai fazer com que ele rode por muitos e muitos anos, confira! 

Fontes das imagens