Com a aproximação das férias escolares, começam os planejamentos para fazer passeios em família e aproveitar momentos juntos. E, para quem vai viajar, sabemos que a revisão do carro é algo comum, mas você já pensou nos cuidados com sua embarcação?
Por mais que sejam utilizadas somente em poucos dias do ano, a manutenção dos veículos aquáticos também deve sempre estar em dia, afinal, somente dessa maneira é possível aproveitar muito melhor o descanso.
E o cuidado não deve ficar somente à parte mecânica da sua embarcação, os documentos também devem estar em dia, regularizados pela Capitania dos Portos, além de um seguro, assim como os de veículos terrestres.
Revisão de embarcações
Assim como veículos terrestres, é importante que sua embarcação receba cuidados preventivos, principalmente as que são utilizadas em água salgada, que pode danificar pintura e casco.
Por isso, um cuidado básico é sempre lavar com uma esponja macia e água doce (não use mangueiras de alta pressão) após o uso. Repita a lavagem, somente com água doce na tubulação da embarcação, assim você evita que, na próxima vez, sua embarcação esteja danificada, impedindo o seu uso.
Isso é um dos principais pontos que (não precisa ser feito necessariamente por um mecânico) deve ser revisado antes de colocar sua embarcação na água novamente!
Por outro lado, se seu barco fica muito tempo na água, contrate um profissional para avaliar o casco e se há cracas ou danos causados pelo tempo. Aproveite e peça para ele avaliar o estado das hélices (caso sua embarcação tenha).
Combustível e troca de óleo
Nem todos os veículos aquáticos são motorizados, mas, os que são devem receber um cuidado especial a mais: Jet skis devem ter o óleo e filtro trocados a cada 6 meses ou 50 horas de uso.
Com relação ao combustível, você sempre deve ter o mesmo cuidado que tem com o seu carro: abastecer apenas em postos confiáveis e nunca deixar parado por mais de dois meses. Caso isso aconteça, troque todo combustível para garantir o bom funcionamento da embarcação.
Motor
Com relação ao motor, lembre-se de ligar com frequência e caso ele fique na água, essa tarefa deve acontecer semanalmente para eliminar toda a água salgada após o seu uso. Sempre que possível, abra a sala de máquinas e veja se ele está funcionando normalmente!
Sistema elétrico e cabos de comando
Como veleiros, jet skis e barcos não são utilizados o ano todo, outro fator que deve ser observado é o sistema elétrico que pode falhar sem o uso constante. Luzes de navegação e internas, buzina, bombas de porão, GPS/ Sonar, Rádio, inversor e guincho elétrico que são partes necessárias para a navegação.
Assim como a parte elétrica, os cabos de comando precisam de verificação, principalmente com relação à lubrificação, que pode estar defasada. Essa parte é importante para que você execute manobras com mais facilidade.
Equipamentos de segurança e parada
Essa é uma parte super importante da revisão, afinal, mesmo que seja um jet ski, barco pequeno ou iate, os equipamentos de segurança são essenciais. De acordo com o site FS Yachts, confira se os extintores, boias com corda e se os coletes salva-vidas estão na validade.
Tanto para a segurança como para curtir o mar por mais um tempo, a âncora, cabos e guinchos do iate e a alavanca do freio/ré do jet ski servirão para isso e também para evitar acidentes. Faça um teste antes e, caso não sinta segurança, informe ao profissional de confiança.
Carreta
Se sua lancha ou embarcação estiver em sua garagem, será provavelmente deslocado através de uma carreta, que também deve ser verificada: Caso seja a primeira vez que você esteja transportando ou preferiu alugar, certifique-se que ela serve para o tamanho e peso do seu transporte. Os pneus devem estar sempre calibrados e novos, caso fiquem muito tempo parados.
Ao posicionar bem a carga, prenda-a com cintas com catracas, sem se esquecer dos bancos e use uma capa para proteger a pintura, caso você ache necessário. Antes de sair, não se esqueça de testar rolamentos e parte elétrica!
Dica
A melhor época para você fazer a revisão completa da sua embarcação é nos períodos de outono e inverno, meses de baixa temporada! Essa época é marcada por uma baixa procura de profissionais.
Após verificar todos os detalhes da sua embarcação, é só curtir as férias da melhor maneira e sem se preocupar com falhas e imprevistos! E caso precise encontrar alguma peça em específico, conte com Compre Sua Peça nessa busca: entre em nosso site e conheça todas as nossas opções!