DMC DeLorean: O carro da trilogia “De Volta para o Futuro” que fez os fãs quererem viajar no tempo

Nos anos 80, os amantes de velocidade e os de cinema voltaram os olhos para um veículo que, além de atingir altas velocidades, era um símbolo da inovação tecnológica e futurista da década: o DMC DeLorean.

A aparição na trilogia “De volta para o futuro” fez com que o carro ficasse famoso no mundo todo, afinal, o filme estava em alta e mesmo com carros com características semelhantes ao DeLorean estivessem em produção, nenhum deles estava na tela do cinema e ao lado de grandes atores como Michael J. Fox e Christopher Lloyd.

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Por que o DMC DeLorean foi escolhido para “De volta para o futuro”?

O primeiro filme da trilogia “De volta para o futuro” foi lançado em  3 de julho de 1985 nos Estados Unidos e, logo na segunda semana, se tornou um sucesso de bilheteria, o que mais tarde se tornaria um dos marcos dos anos de 1980, além de arrecadar mais de US$ 380 milhões e inúmeros prêmios.

Assim como Marty McFly e o Dr. Emmett Brown, o DMC DeLorean também ganhou projeção mundial por sua aparência diferente e futurista e isso fez toda a diferença, já que para a equipe de produção, o veículo precisava parecer um OVNI para que a cena no qual fazendeiros encontrassem o carro, ele fosse confundido com uma nave espacial.

Mas, ele não foi a primeira opção: De acordo com o site Motor, a ideia inicial foi uma geladeira, porém, temendo que crianças tentassem viajar no tempo com o eletrodoméstico, ela foi descartada.

Apesar de não serem mais fabricados em 1985 (a DMC parou a fabricação 3 anos antes do filme), foram encomendados seis DMC DeLorean para o filme e um de fibra de vidro, mais leve para cenas que o carro precisava voar. 

Atualmente, apenas três unidades dos veículos utilizados no filme estão inteiras: duas com a Universal Studios e a outra com um colecionador particular que o arrematou após o terceiro filme da franquia.

Por dentro de uma lenda: Conheça detalhes do DMC DeLorean

O projeto do DMC DeLorean surgiu na década de 70 e em 1976 o protótipo ficou pronto: seu motor, a princípio, era um de quatro cilindros em linha (semelhante ao Citroën CX), mas foi substituído por um V6 do projeto Peugeot-Renault- Volvo, que além da potência maior, era mais econômico. 

Os primeiros modelos do automóvel tinham potência de 132 cv e chegava até 209 km/h, porém há controvérsias sobre esse valor: Segundo o site Ultimate Car Page, ele não passava de 177 km/h. O veículo ia de 0 a 60km/h em 9,5 segundos (ou 10,5 segundos, em outros registros), fazendo com que o carro se tornasse uma opção lenta para esportivos.

Já para o chassi, tecnologia e inovação foram as palavras-chave: John DeLorean e William Collins pensaram na tecnologia ERM que poderia deixar o carro mais leve, contudo não poderia ser comercializado em massa. Com isso, o DMC DeLorean ganhou outra estrutura, feita de aço. Para a carroceria, os engenheiros da DMC utilizaram como inspiração o Porsche Tapiro, era feita de aço inoxidável sem pintura, exceto três unidades banhadas a ouro, nenhum outro DeLorean recebeu pintura de fábrica, mas por dentro era possível escolher estofamentos preto ou cinza. 

Recepção, vendas e a falência da DMC

O primeiro DeLorean saiu da fábrica Irlandesa em 21 de janeiro de 1981 e na ocasião havia  problemas de controle de qualidade, pois muitos dos operários das fábricas não tinham experiência suficiente, algo que, no ano seguinte, foi resolvido. Entretanto, nem toda inovação foi o suficiente para que o DMC DeLorean se tornasse um sucesso antes da estreia do filme.

Primeiramente, o carro foi projetado para custar aproximadamente US $12.000, 00, mas, para cobrir gastos de produção, suas primeiras unidades foram vendidas a US $25.000,00 sem os adicionais de US $650,00.  

Sua recepção no mercado norte-americano foi cercada de opiniões divididas: enquanto uns elogiaram o baixo consumo, outros descreviam seu desempenho nas estradas como decepcionante, principalmente em comparação a outros esportivos. Essa fama, o DeLorean, até hoje não conseguiu se desvencilhar, já que foi incluído na lista de 50 piores carros de todos os tempos da revista Time, ao lado do Ford T Model de 1909 e do  Amphicar de 1956, um modelo que, em teoria deveria funcionar tanto na terra como na água.

Durante os anos de 1981 e 1983, foram fabricadas apenas 9.200 unidades que, em 1985, se tornaram objeto de desejo de cinéfilos e amantes de veículos após o lançamento de “De volta para o futuro”.

Mesmo com tantas controvérsias, o fim do veículo aconteceu após a inevitável falência da montadora, a DMC.

Falência da DMC

John DeLorean, fundador da DMC (DeLorean Motor Company), foi preso em 1982 por tráfico de drogas, acusações retiradas em 1984: Segundo fontes, DeLorean foi vítima de uma armação e foi acusado injustamente por um informante do FBI sobre associação ao tráfico para salvar sua empresa. Mas mesmo inocentado não foi suficiente para limpar a péssima imagem com o público e evitar ruína de sua empresa. 

 Com o filme e o crescente interesse pelo carro, John DeLorean escreveu uma carta aos produtores agradecendo pela visibilidade que deu ao seu carro. 

Qual o nome correto: DMC DeLorean ou DeLorean DMC-12?

As controvérsias sobre o DMC DeLorean foram tantas que, até mesmo seu nome gera confusão: afinal, é DMC DeLorean ou DeLorean DMC-12?

De acordo com o site DeLorean Museu, essa confusão ocorre devido ao nome do modelo que, no projeto era chamado de DMC-12, porém, antes do seu lançamento, o veículo foi batizado simplesmente como DeLorean ou DMC DeLorean, para indicar sua montadora. 

Ou seja, nenhum dos dois está errado, contudo, o mais correto é apenas DeLorean. E para que você sempre faça a escolha certa para seu veículo, a melhor opção é o COMPRE SUA PEÇA

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