O carro elétrico está cada vez mais comum em ruas e lançamentos de muitas montadoras, ficando mais próximo do público. Apesar dos altos valores, é apenas uma questão de tempo até que se tornem mais populares.
Além de serem silenciosos, os carros não emitem poluentes e não utilizam combustíveis fósseis, sendo uma opção muito mais sustentável para o planeta que pede por medidas urgentes de proteção. Podemos discutir a questão do descarte das baterias, mas esse é assunto para outro conteúdo.
Mas, antes de entender como eles funcionam, você já imaginou como surgiram os carros elétricos? Por trás dessa tecnologia estão décadas de estudos, avanços e inovações até que eles pudessem ser comercializados.
Os Primeiros Carros Elétricos: O Início de uma Revolução
Apesar de novos nas ruas e propagandas de televisão, os carros elétricos não são uma invenção tão nova: Desde o final do século XIX, os primeiros carros elétricos começaram a ganhar vida.
De acordo com o site Iberdrola, em 1828 o húngaro Ányos Jedlik criou o primeiro motor elétrico do mundo que, depois, foi instalado a um modelo de carro. Do outro lado do mundo, em 1934, o estadunidense Thomas Davenport construiu um modelo que funcionava em uma pista eletrificada.
Porém, o maior avanço no século foi o de Robert Anderson, pai do carro elétrico, que apresentou um protótipo de um carro alimentado por células elétricas. Esse modelo serviu como base para muitos outros, porém eles não possuíam baterias que poderiam ser recarregadas, um problema que persistiu até 1859 com a invenção das baterias recarregáveis.
E em 1881, Camille Faure foi essencial para que Gustave Trouvé apresentasse seu triciclo elétrico na Exposição Internacional de Eletricidade em Paris: ela aperfeiçoou a bateria, dando mais autonomia ao veículo. Todas essas inovações possibilitaram a criação do Flocken Elektrowagen, pelo inventor alemão Andreas Flocken: Ele possuía motor de 0.7kW e chegava a 15km/h, com uma bateria pesando 100kg.
Como funciona um carro elétrico?
Diferente dos carros convencionais, o carro elétrico não necessita de gasolina ou álcool para se locomover e isso é um dos seus maiores atrativos, já que não libera gases tóxicos no ar. Eles funcionam com 3 componentes principais:
- Bateria;
- Inversor;
- Motor de Indução;
O motor de indução
Dentro do motor de indução do carro elétrico existem duas peças principais: Estator e Rotor.
Assim que sai da bateria -tópico que falaremos adiante- a energia está em forma de corrente alternada trifásica e vai diretamente para o estator no qual é criado um campo magnético ao seu redor, que envia a corrente às barras do rotor que gira.
O rotor abriga o eixo que gira e faz com que a eletricidade se transforme em energia mecânica. Dessa maneira, elimina-se a caixa de transmissão, peça comum em carros à combustão.
Inversor
Essa peça transforma a corrente contínua em alternada e é o centro do carro elétrico, controlando a frequência de envio da energia para o estator. Ao uniformizar a energia, controla a potência do motor.
A bateria
Um dos componentes mais importantes e falados dos carros elétricos são as baterias que evitam o uso de combustíveis fósseis e emissão de gases tóxicos na atmosfera. Elas são compostas de células de lítio e dispostas lado a lado, gerando calor e a energia necessária para a movimentação.
O calor produzido é resfriado com glycol que chega ao destino por tubos metálicos após passar pelo radiador, que também é um dos componentes do carro elétrico.
Vistas como limpas e sustentáveis, as baterias também são centro de polêmica, como falamos no início do texto, afinal, elas possuem vida útil limitada e então como descartá-las e evitar que seus componentes prejudiquem o meio ambiente?
Outro ponto é, assim como o petróleo, o lítio é um material produzido pela natureza, que pode se extinguir e a mineração pode causar danos ao meio ambiente, como desmatamento, contaminação de nascentes e destruição de paisagens. Além disso, a produção de lítio aumenta consideravelmente a cada ano.
Conforme o site Terra, em 2022 foram extraídos 130 mil toneladas métricas, com previsão de quadruplicar essa quantidade em 2030 e, apesar da facilidade em encontrar, os depósitos de lítio estão localizados em pequenas partes do planeta. O desafio é fazer a extração de uma forma que não prejudique o meio ambiente, esgote os recursos e a possibilidade de inovações tecnológicas.
Como recarregar um carro elétrico?
Um recurso necessário para que os carros elétricos funcionem é a eletricidade, já que suas baterias são recarregáveis e possuem autonomia limitada. E em poucos aspectos esse processo de recarregar é semelhante ao de abastecer o veículo com combustível.
É possível ter um carregador em casa, mas a melhor opção ainda são os postos, já que são necessárias adaptações e o custo pode ser elevado para a conta de energia e o carregamento mais lento.
Atualmente no Brasil existem mais de 100 pontos para a recarga de baterias, muitas em postos de combustível, estacionamentos ou estabelecimentos privados. E a vantagem é poder recarregar rapidamente, atingindo até 80% da carga em menos de uma hora e em alguns pontos, de forma gratuita. Tornando-se uma opção econômica a longo prazo, já que o investimento inicial é maior que um veículo a combustão.
Manutenção do Carro Elétrico
Ao contrário dos carros a combustão, os carros elétricos requerem menos manutenção, pois possuem menos componentes que um veículo convencional, contudo, como qualquer máquina, é necessário fazer revisões periódicas e verificações na bateria, pneus e freios regenerativos, para o bem do veículo e de seus ocupantes.
Em um carro elétrico, o motorista não vai realizar trocas de óleo, manutenção no sistema de carburação, transmissão e substituição do filtro de ar, velas de ignição e correias de transmissão, pois essas peças não são necessárias.
Os carros elétricos estão revolucionando a indústria automotiva. Desde os primeiros modelos até a infraestrutura de recarga e manutenção, essa tecnologia oferece benefícios para o meio ambiente e para os motoristas. Se você está pronto ou quer fazer parte dessa transformação, deixe seu comentário ou dúvida sobre o assunto.
E, se você ainda não migrou para os carros à eletricidade, adquira o que você precisa no COMPRE SUA PEÇA!