Black Friday: Você sabe como e quando surgiu essa data?

compresuapeca_black_friday

Ao chegar o mês de novembro já começamos a planejar nossas prioridades e orçamentos para a tão esperada Black Friday. Sabemos que essa é uma data que teve origem nos  Estados Unidos, mas, como ela surgiu?

A Black Friday é conhecida como a sexta-feira da queima de estoque de lojas do mundo todo e, pelos preços atrativos, muitas pessoas reservam dinheiro ao longo do ano para investir em algo nessa data: roupas, eletrônicos e até alimentos, entram na lista dos mais desejados.

Continue a leitura e descubra como surgiu esse dia tão importante para lojistas!

Quando é comemorada a Black Friday?

A Black Friday não possui uma data fixa, pois ela acontece logo após o dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro. Porém, essa data também foi definida para que os Estadunidenses tivessem uma semana a mais de compras para o fim do ano.

De acordo com o site da emissora BBC, o presidente Abraham Lincoln havia determinado que o Dia de Ação de Graças aconteceria na última quarta-feira ou quinta-feira do mês de novembro.

Porém, em 1939 a quinta-feira também foi o último dia do mês, fazendo com que lojistas e população tivessem menos tempo para as compras de natal (os preparativos começam após o feriado de Ação de Graças). 

Então, visando o lucro e maior receita ao país, o então presidente Franklin Roosevelt definiu que a Ação de Graças aconteceria na quarta quinta-feira do mês, dando mais alguns dias para a preparação da data.

A Black Friday aconteceria no dia seguinte ao feriado e todos teriam dias a mais para se prepararem para o fim de ano.

Origem do termo

A origem do nome Black Friday para as liquidações de fim de ano possui algumas versões, mas nenhuma delas é oficial. 

O primeiro registro do nome foi ainda no século XIX e surgiu após um esquema feito por dois investidores de ouro: ilegalmente, Jay Gould e Jim Fisk controlaram a ação do metal no país, fazendo com que ela subisse muito.

Os dois venderam sua parte e enriqueceram, porém, governo precisou intervir, fazendo com que o índice despencasse. Com isso, outros investidores perderam tudo na sexta-feira de 24 de setembro de 1869, chamada de Black Friday.

A segunda é a referência a um evento triste, porém que ficou marcado na história mundial: Peste Bubônica. Uma revista da década de 1950 descreveu o comportamento dos trabalhadores como uma ressaca ou atingidos pela Black Death (morte pela Peste Bubônica).

Por último, e mais recente, se refere à sobrecarga de trabalho que policiais tinham após o feriado de Dia de Ação de Graças: tanto o trânsito como as ruas ficavam lotadas, fazendo com que eles trabalhassem muito!

 

compresuapeca_black_friday

Popularização da Black Friday pelo mundo

Esse último motivo fez com que os comerciantes da cidade da Filadélfia (local no qual surgiu o termo), percebessem que, além da bagunça, o feriado trazia turistas em busca de boas compras.

Por isso, alguns deles criaram a Big Friday, nos anos de 1960. O termo acabou não se popularizando, devido à conotação negativa da data, contudo, o cenário mudou a partir da década de 1980.

Com a ajuda da publicidade, comerciantes conseguiram transformar a Black Friday em algo positivo e então se espalhou pelo país, sendo o ponto de partida para as compras de fim de ano.

Já nos anos 90, ela se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil em 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online, com a participação de 50 lojas. Nos anos seguintes, a data começou a se popularizar, bater recordes de vendas e em 2020, em meio à pandemia, a data movimentou R$5,1 bilhões, 31% a mais que em 2019.

Black Friday ou Black Fraude?

Com a popularização da data, alguns lojistas perceberam que poderiam lucrar de maneira antiética, aumentando preços, semanas antes e, no dia, voltando com o preço anterior, alegando desconto. Por isso, frases como “Tudo pela metade do dobro”, “Black Fraude” ficaram famosas entre consumidores.

Contudo, em 2013 o Decreto 7962/13 determinou o Código de Ética Black Friday, no qual estão descritos quais as práticas que lojistas devem ter antes e durante a sexta-feira de descontos.

E a razão para que esse decreto fosse aprovado foram as mais de 8 mil reclamações no site Reclame Aqui. A maioria alegava a “maquiagem de preços” e outras práticas abusivas, que ainda não estavam descritas no Código de Defesa do Consumidor, portanto, clientes não tinham respaldo da lei no momento desse tipo de compra.

Além desse código de ética, a Câmara do Comércio Eletrônico também distribui o selo Black Friday às empresas que aderem a esse código, dando mais segurança e transparência ao consumidor que visa evitar problemas futuros.

Perfis de monitoramento de preços e o Código fazem com que essa data seja mais agradável aos lojistas e clientes, contribuindo cada vez mais com o crescimento do comércio no país! 

Mas como fazer as melhores escolhas no momento da compra?

6 Dicas para comprar na Black Friday

compresuapeca_black_friday

 

As ofertas são tentadoras, mas será que vale a pena arriscar? Para que sua compra chegue em sua casa, confira algumas dicas:

  1. Confira o CNPJ da loja no site da Receita Federal. Isso permite que você saiba a real situação da empresa e facilita caso você precise entrar com ação no Procon ou Juizado de Pequenas Causas.
  2. Se as compras forem online, verifique o endereço correto: alguns golpistas podem utilizar nomes semelhantes ou domínio diferente do oficial.
  3. Se o pagamento for somente por boleto ou PIX, desconfie! Essas formas de pagamento são as mais utilizadas em caso de golpe.
  4. Comece a pesquisar e monitorar o preço dos produtos desejados com antecedência, assim é possível comparar o real desconto ou até mesmo realizar uma denúncia ao órgão responsável.
  5. Confira os termos de entrega e garantia antes de efetuar a compra. Devido ao alto número de pedidos, lojas podem demorar um tempo a mais para entregar, atrasando seus planos.
  6. Conte com o Compre Sua Peça para realizar uma compra segura, barata e com o pós-venda preparado para atender suas solicitações!

Sabia que o Compre Sua Peça está preparando uma Black Friday com produtos das melhores marcas para você e seu veículo? 

Siga nossas redes sociais, acompanhe as promoções e prepare-se para a maior promoção do ano no Compre Sua Peça.