6 dicas para vender mais em marketplace

Os ambientes virtuais de compra oferecem maior praticidade para clientes que buscam a variedade de produtos e a comodidade de recebê-los sem a necessidade de sair de casa. E entre as diferentes maneiras de vender e comprar on-line existe o marketplace. 

 

Um marketplace pode ser comparado a um shopping center, mas no ambiente virtual: os dois reúnem diversas lojas, mas todas compartilhando o mesmo local para atrair clientes. Mas diferente de operações físicas, para um e-commerce de autopeças o investimento é muito menor e mais vantajoso. 

 

Ou seja, um marketplace permite que você ofereça suas autopeças a uma base maior de clientes e profissionais do setor, tendo sua loja exposta a inúmeros possíveis compradores que reconhecem aquele site como referência no mercado, com mais comodidade, afinal é possível realizar diferentes compras em uma mesma transação. 

 

Além desses fatores, um dos pontos positivos do marketplace é a segurança: a plataforma cuida da tecnologia, segurança e, muitas vezes, do processamento de pagamentos. Essa estrutura facilita tanto para os vendedores como para os clientes.

Vender em marketplaces pode ser uma excelente estratégia para expandir seu negócio e alcançar novos públicos. Mas, antes de entrar em um, é importante conhecer como vender, para quem e quais canais de venda são seus aliados. 

Vendendo em marketplace

Começar a vender na internet não é somente fazer o cadastro no site e fazer o upload de imagens e descrições. Existem diversos tipos de marketplaces com públicos-alvo diferenciados, faixa de preços e os separados por nicho. 

Cada marketplace atrai um tipo específico de consumidor. Alguns podem ser conhecidos por atrair consumidores em busca de preços competitivos, enquanto outros atraem clientes que valorizam a conveniência e a rapidez na entrega. 

O COMPRE SUA PEÇA, por sua vez, é um marketplace do nicho automotor. Isso significa que, para pessoas que buscam serviços e peças para meios de transporte terrestres e aquáticos, o processo de compra é facilitado, já que os anúncios são voltados para o setor, evitando distração do cliente, proporcionando uma jornada até o fim da compra otimizado. 

Antes de vender, escolha os produtos certos

Nem todos os produtos vendem bem em todos os locais, por isso, analise quais produtos têm melhor desempenho em cada canal e marketplace, principalmente se sua loja abranger mais de um setor. 

Utilize ferramentas de análise de mercado para identificar tendências e ajustar seu portfólio de produtos. E não se esqueça também de ter catálogos diferenciados para diferentes canais de venda!

O que são canais de venda?

Canais de venda são os meios pelos quais uma empresa distribui e comercializa seus produtos ou serviços. A escolha dos canais de venda depende de vários fatores, como o tipo de produto, o público-alvo, a concorrência, logística e entrega. 

Atualmente utilizar uma combinação de canais pode ajudar a alcançar um público mais amplo e aumentar as vendas.

Antes do advento da internet, existiam 4 principais canais de venda: lojas físicas, televendas, catálogos, distribuidores e atacadistas. Os meios de venda on-line não eliminaram esses canais, mas trouxeram mais variedade para realizar vendas e proporcionar um processo de compra mais agradável.

Além do marketplace, existem os e-commerce (sites próprios), redes sociais como Instagram e Facebook que permitem a compra diretamente pela plataforma e aplicativos como WhatsApp.  

Para definir o que se encaixa melhor às necessidades da empresa, o importante é realizar pesquisas de mercado, ficar atento às métricas do seu negócio e lembrar que empreender é se adaptar sempre e manter-se informado. 

Monitore e ajuste suas estratégias

O mercado online está em constante mudança. Por isso, monitorar regularmente suas vendas e o desempenho de seus produtos em cada canal de venda faz diferença em sua receita final. Use essas informações para ajustar suas estratégias de preços, marketing e seleção de produtos.

Preços e promoções no marketplace

Não tenha medo de ajustar seus preços de acordo com marketplace. Lembre-se de considerar as taxas e comissões de cada plataforma ao definir seus preços. 

Outro fator para obter sucesso é aproveitar ao máximo as ferramentas de promoção oferecidas pelos marketplaces. Ofertas relâmpago, descontos e cupons podem aumentar significativamente suas vendas e colocá-lo no radar de novos clientes.

Cada plataforma tem suas próprias opções de promoção, então explore-as e veja quais funcionam melhor para seu negócio. 

Invista em descrições e imagens de qualidade

A apresentação dos seus produtos é fundamental para transmitir seriedade e confiança aos possíveis clientes. Invista em descrições detalhadas e imagens de alta qualidade para atrair a atenção dos compradores. Cada marketplace pode ter suas próprias diretrizes para listagem de produtos, então certifique-se de segui-las para maximizar a visibilidade, já outros possuem soluções que padronizam as imagens do site, oferecendo o serviço de fotografia de produtos em alta qualidade, como o CSP Gallery e o CSP LinkPro, que permite cadastrar com mais rapidez e alta precisão.

Ofereça um excelente atendimento ao cliente

Independente do canal de vendas, um bom atendimento ao cliente mantém sua empresa viva e com bons rendimentos. Mesmo com o processo de compra on-line, ainda é comum que pessoas comprem a partir de recomendações de conhecidos, o famoso boca a boca.

E, segundo o site Mercado e Consumo, 92% dos clientes que têm uma boa experiência de compra, voltam a comprar em sua loja. Ou seja, responda rapidamente às perguntas dos clientes, resolva problemas de forma eficiente e mantenha uma boa reputação. 

Avaliações positivas podem aumentar sua credibilidade e atrair mais compradores. Serviços como o CSP Auto chat permitem o atendimento 24 horas, com um bot treinado para informar seus clientes tudo sobre seus produtos e serviços. 

Dessa forma, você tem maior retenção do cliente, que pode fazer o pedido no horário e dia que ele precisar. 

Omnicanalidade: é possível implantar usando um marketplace? 

Implementar uma estratégia de omnicanalidade envolve a integração de diversos canais de venda e pontos de contato com o cliente para oferecer uma experiência de compra fluida em todos os canais. 

E isso é possível em um marketplace? 

Sim! Atualmente, marketplaces possuem canais integrados e oferecem ferramentas para que as informações do cliente, após seu login, estejam registradas e acessíveis. Isso permite personalizar a experiência de compra e melhorar o atendimento ao cliente, além de facilitar o processo de compra.

O COMPRE SUA PEÇA possui um ecossistema Tech que engloba todos os processos para que você tenha uma loja virtual de sucesso. Desde o primeiro momento, os especialistas estão atentos a todos os detalhes para oferecerem soluções que vão alavancar suas vendas e tornar positiva a experiência de compra. 

E, para desvendar todos os segredos de um marketplace de sucesso, assista às aulas do CSP Academy. Todos os conteúdos são ministrados por profissionais experientes do setor automotor e de vendas on-line. 

Venha para o futuro com o COMPRE SUA PEÇA.

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