Logística e envios: O diferencial para impulsionar seu e-commerce

No mundo competitivo do comércio eletrônico, a logística desempenha um papel central na satisfação do cliente, afinal, um dos maiores diferenciais que uma empresa pode oferecer é a entrega rápida, atendendo as expectativas do consumidor.

Isso demanda estratégias e estudos, para que sua empresa ofereça somente o que possa entregar e não frustre a experiência do cliente que, por muitas vezes, realiza compras decidindo pelo prazo de entrega, não somente o preço.

Um processo de logística bem definido passa por muitos fatores e saber implementar é fundamental para a manutenção da saúde empresarial. Segundo o Sebrae, é importante que em um e-commerce haja mais de uma opção de frete, dessa forma é possível que o cliente escolha a melhor cotação e não ocorra nenhuma paralisação do serviço. 

As diversas opções de logística podem e devem ser utilizadas como um diferencial para seu negócio on-line. Mas, como fazer isso? 

Desvende o poder da logística no e-commerce

Definir a logística do seu negócio garante a eficiência, ajuda a reduzir custos e atender às necessidades dos clientes. E para tomar a melhor decisão, é possível seguir alguns passos importantes:

O primeiro passo é sempre identificar e reconhecer os objetivos e demandas dos clientes. Esse estudo serve para alinhar as metas da empresa aos custos, qualidade e tempo de entrega das empresas disponíveis para as regiões que você quer atender.  

O segundo passo é a coleta de dados de histórico de vendas: os pedidos antigos servem para identificar padrões de compra, possibilitando até mesmo a criação de promoções direcionadas, ações de marketing direcionadas, planejamento de estoque e prever demandas futuras.

Assim como em todo processo de implementação e melhoria do e-commerce, a definição do melhor serviço de logística visa a melhora da experiência do cliente e também o aprimoramento dos serviços.

A segmentação de produtos auxilia na implementação de uma logística eficiente: Por meio das análises de produtos, classifique os produtos conforme suas características e necessidades logísticas e desenvolva estratégias específicas para cada segmento, como produtos de alta rotatividade ou itens sazonais.

Escolher os fornecedores e parceiros também é uma das melhores maneiras de elevar a qualidade da sua empresa. Com boas parcerias, é possível atender melhor às necessidades, com pontualidade e qualidade na entrega.

Dessa forma, também é possível planejar a distribuição considerando a localização dos clientes e os meios de transporte disponíveis. E, para isso, conte com tecnologias de gestão como sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) que podem integrar diferentes áreas da empresa, melhorando a eficiência.

Logística reversa

O contato com o cliente não finaliza após a entrega ou retirada dos produtos e para atender essas demandas, existe a logística reversa. Esse breve período após o recebimento é outro fator decisivo para a fidelização do cliente, já que é neste momento em que ocorrerá a avaliação do produto, qualidade da embalagem e entrega. 

Mas, mais que deixar seu comércio mais atrativo com uma logística reversa eficiente, essa é uma questão legal: Assim como em comércios físicos, o cliente está resguardado pelo Código de Defesa do Consumidor e ele tem direito de arrependimento e garante que, caso o produto tenha falhas ou vícios, possa ser trocado sem ônus ao cliente. 

Então não “abandone” seu cliente ao finalizar a venda, deixe bem claro os termos em que ele deve realizar a troca, os prazos, os lugares que devem ser feitas as devoluções e monitore para proteger também a reputação do seu negócio. 

“Same day delivery”: A importância da entrega no mesmo dia

A tecnologia mudou não somente a qualidade e variedades dos produtos, mas também os hábitos de compra. O serviço “Same day delivery” ou entrega no mesmo dia é um serviço que se tornou diferencial, principalmente em vésperas de datas comemorativas como natal, Dia das Mães, Pais ou Crianças, sendo as maiores vantagens: 

 

  1. Satisfação do cliente: A entrega rápida atende às expectativas dos clientes modernos, que valorizam a conveniência e a rapidez. Isso pode aumentar significativamente a satisfação e a fidelidade do cliente.
  2. Vantagem competitiva: Oferecer entrega no mesmo dia pode diferenciar sua empresa da concorrência, especialmente em mercados saturados.
  3. Aumento nas vendas: Clientes que sabem que podem receber seus produtos rapidamente estão mais propensos a finalizar a compra, reduzindo a taxa de abandono de carrinho.

Como implementar a entrega no mesmo dia?

 

Pronto para implementar o “same day delivery” em sua empresa? 

 

Assim como cada passo para abrir sua empresa, esse é um passo que exige investimentos e muito planejamento. Por mais que pareça uma solução mágica e de retorno garantido, a cautela sempre é a parceira do sucesso.

 

Se a entrega expressa é algo que você pretende investir, saiba como começar:

  • Otimize seu estoque e armazenamento: Tenha centros de distribuição estrategicamente localizados próximos aos principais mercados consumidores com as principais mercadorias vendidas em sua loja. Isso reduz o tempo de transporte e facilita a entrega rápida;
  • Tecnologia e automação: Utilize sistemas de gestão de armazéns e automação para acelerar o processamento de pedidos, distribuição e entrega. O CSP Envios é uma solução simplificada para envios, tornando sua loja mais competitiva;
  • Parcerias logísticas: Caso não tenha serviço de entrega própria, fecha contratos com empresas de logística que já possuem infraestrutura para entregas rápidas;
  • Faça a gestão de estoque: Mantenha o controle rigoroso do estoque para garantir que os produtos estejam sempre disponíveis para envio imediato.

 

E lembre-se: A entrega no mesmo dia pode ser cara. Uma solução é oferecer essa opção como um serviço premium ou para pedidos acima de um valor mínimo, localidades que estejam próximas ao armazém ou mercadorias específicas. 

A entrega no mesmo dia não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade crescente no mercado atual. Implementar essa estratégia de forma eficaz pode transformar a experiência do cliente e impulsionar o sucesso do seu negócio.

E para que isso aconteça de forma orgânica e com retorno, conte com a ajuda dos especialistas do COMPRE SUA PEÇA e o CSP ACADEMY, uma plataforma com cursos ministrados por grandes nomes do e-commerce na qual, a cada aula, você vai desvendar o segredo para fazer parte do futuro do mercado.

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