Fazer a migração de um empreendimento físico para o digital ou mesclar as duas modalidades de comércio é um passo importante para a vitalidade do seu negócio, já que a digitalização pode alavancar suas vendas.
Mas, esse é um processo que vai além de criar redes sociais e publicar fotos de produtos e vídeos. Para alcançar mais pessoas e gerar leads, são necessárias estratégias que, definitivamente, vão destacar sua página e seus produtos em meio a muitos outros.
O BOOM do e-commerce
As compras on-line são uma realidade há mais de uma década, porém, em 2020, com a pandemia do Coronavírus e políticas de distanciamento social, os e-commerces tiveram uma grande expansão.
Contudo, a volta à normalidade não fez com que lojas online diminuíssem o ritmo de vendas, pelo contrário: de acordo com pesquisa do Global Payments Report 2023 da Worldpay from FIS o valor movimentado no e-commerce mundial crescerá de US$ 6 trilhões em 2022 para mais de US$ 8,5 trilhões em 2026.
E isso é benéfico tanto para os consumidores que fazem compras no conforto do seu lar e em qualquer lugar do mundo, como para o lojista que amplia sua vitrine para além dos locais físicos.
Mas a digitalização não deve acontecer como uma obrigação. Não é porque todo mundo faz que você deve embarcar nessa mudança, ela precisa fazer sentido para seu nicho, de forma que o investimento traga retornos e não prejuízos ou até mesmo a falência de um negócio sólido.
Vantagens da digitalização para os negócios
A digitalização pode ser um grande impulso para o seu negócio, mas antes de incorporar a tecnologia e colher resultados eficazes, todo empreendedor deve se perguntar: “Qual é o meu objetivo com a digitalização?”
Aumentar vendas pode parecer um objetivo óbvio, porém, para que isso aconteça, o empreendedor precisa estar disposto a novos desafios nos dois ambientes, físico e digital. Afinal, a mudança acontecerá por todos os setores.
Então, até mesmo a cultura da empresa será afetada. Por isso, o planejamento deve-se sobrepor às decisões acaloradas e as mudanças devem ser contínuas e transmitidas a todos os setores, para que a sinergia seja total e a implementação correta.
Com a digitalização do seu negócio, um dos primeiros retornos é a maior visibilidade e a possibilidade de análise desses dados. Antes do e-commerce, não era possível saber quantas pessoas vieram do anúncio nos classificados, do outdoor ou propaganda de rádio.
Com a digitalização, além de saber quantas pessoas estão visualizando e realizando compras no seu site ou em sua loja virtual, aumenta a visibilidade da sua empresa na internet, através de estratégias como presença nas redes sociais e otimização de mecanismos de busca, o SEO.
Com a maior visibilidade, consequentemente, aumenta a credibilidade no mercado: Uma presença digital sólida ajuda a construir confiança com os clientes e parceiros comerciais, para isso, aposte em ações que engajem os clientes a postarem seus unboxing e avaliações.
Conquistar novos clientes é uma das vantagens mais esperadas por qualquer empreendimento, com a digitalização você alcança um público mais amplo e atrai novos consumidores.
Caso se decida por uma parceria com marketplace, escolha um que esteja alinhado com seu nicho para aumentar as chances de negócios e maior fidelização, já que manter uma presença online consistente ajuda a fidelizar os clientes existentes e a fortalecer o relacionamento com eles.
Lembre-se de definir metas claras para sua estratégia digital e incorporar a digitalização em toda a cultura da empresa e para soluções em digitalização de empresas do setor automotor, o COMPRE SUA PEÇA possui produtos techs, que contam com quinze soluções para impulsionar e dar suporte completo para seu negócio.
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